Os 65 ditados celebrados brasileiros mais usados e seus significados


Ditados ou provérbios conhecidos são frases curtas com a intenção de transmitir um pensamento, um dica ou uma advertência. São expressões celebrados, de matriz várias vezes incerta, que são passadas de geração em geração. Como manifestação da cultura conhecido, fazem parte do folclore de um povo.

Provérbios conhecidos que transmitem motivação, perseverança e força de vontade

Para estimular a garra de quem está em pesquisa de atingir objetivos. Seja no estudo ou no trabalho, esta catálogo é para quem está se esforçando:

1. Para baixo todo santo ajuda, para cima é que a coisa muda.

Significado: este provérbio é uma metáfora de muitas situações da vida. "Para baixo" representa as coisas fáceis que quaisquer um faz "com um pé nas costas", como se diz. Entretanto "para cima" é que a coisa complica de verdade.

2. Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.

Significado: este ditado explica, através de uma metáfora, que a persistência pode dar resultado, por mais "duro" que seja o foco a ser alcançado.

3. Despencou na rede, é peixe.

Significado: se "caiu na rede" (ou seja, se você conseguiu), aproveite sem pestanejar, independentemente do resultado ser o ideal.

4. De grão em grão, a galinha enche o papo.

Significado: este ditado tem a assistir com paciência e perseverança. O que hoje aparenta punhado pode virar um montão amanhã.

5. Devagar se vai ao longe.

Significado: este ditado é adversário da pressa. Gigantes distâncias algumas vezes requerem paciência. Com paciência e esforço, chegaremos lá!

6. A pressa é adversária da perfeição.

Significado: outro ditado que exalta as virtudes da calma e da paciência.

7. Quem tem boca vai a Roma.

Significado: este ditado convoca a atenção para a importância da comunicação para a gente ir distante na vida. Parafraseando o apresentador Chacrinha: "Quem não se comunica se trumbica".

8. A união faz a força.

Significado: um grupo unido é bastante mais poderoso do que uma pessoa só ou um grupo rachado.

9. Depois de da tempestade vem a bonança.

Significado: o que é realidade para a natureza é realidade também para a vida. Não se aflija, pois depois de dos problemas vem sempre a calmaria. Ao menos é o que diz o ditado...

Os ditos celebrados que te auxiliam a manter o olho vivo

A gente nunca sabe o que os outros desejam da gente ou como vão reagir com as nossas ações. Por isso, esses ditos celebrados são para auxiliar você a se manter atento.

10. O seguro morreu de velho.

Significado: este ditado é um alerta para quem acha que está garantido e que não deve se preocupar com nada. Um ditado para quem vive de olho bem aberto.

11. As aparências enganam.

Significado: é normal as pessoas alertarem as outras sobre a provável falsidade das aparências. Às vezes somos enganados porque gostamos tanto da capa, do rótulo, que ignoramos o que existe por dentro.

12. Por fora, bela viola. Por dentro, pão bolorento.

Significado: este conversado tem a assistir com o passado. Ele se aplica não só a pessoas, porém a situações em que as aparências podem esconder interiores podres. Vai ser verdade?

13. O amor é uma flor roxa que nasce no coração do trouxa.

Significado: este ditado é bem pessimista. Trata-se de um alerta sobre os ameaças do amor.

14. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Significado: este ditado fala da tendência que muitas pessoas possui de menosprezar ou minimizar a dor e o sofrimento alheios.

15. Escreveu, não leu: o pau comeu.

Significado: isso serve para diversas situações da vida em que nos descuidamos daquilo que realizamos. Efetuar alguma coisa sem atenção pode possuir consequências bem ruins. Dá para enfrentar também no sentido literal, o da escrita.

16. Cão que ladra não morde.

Significado: este conversado se baseia na concepção de que as pessoas verdadeiramente mais perigosas agem sem efetuar alarde.

17. Uma andorinha só não faz verão.

Significado: uma pessoa não deve ser julgada por um ato isolado. Essa frase foi escrita pelo filósofo grego Aristóteles em Ética a Nicômaco. Só que em vez de verão, ele escreveu "primavera".

18. Gato escaldado tem medo de água fria.

Significado: este ditado fala dos aprendizados da vida. Quando erramos ou sofremos por alguma razão, a tendência é que queiramos não deixar acontecer passar por isso de recente no futuro. Ficamos escaldados.

19. Mentira tem perna curta.

Significado: este ditado usa a imagem das pernas para afirmar que uma mentira, por mais bem contada que seja, não vai extremamente longe.

20. O barato sai caro.

Significado: um dica que se aplica de forma perfeita aos negócios. Várias vezes as soluções mais baratas acabam trazendo prejuízos futuros. Parte-se do pressuposto de que diversas coisas baratas são de pior qualidade.

21. Quem com ferro fere com ferro vai ser ferido.

Significado: este ditado, que é também um trava-língua, baseia-se na concepção de que as ações danosas praticadas por uma pessoa voltam na mesma moeda.

22. Quem semeia vento colhe tempestade.

Significado: trata-se da mesma mensagem da frase "A gente colhe o que planta". Nada acontece do nada nem por acaso. Quando agimos, produzimos determinados resultados.

23. É na necessidade que se conhece o amigo.

Significado: parte-se do pressuposto de que os amigos de realidade são aqueles que nos acolhem e auxiliam nos momentos mais difíceis.

24. Melhor prevenir do que remediar.

Significado: o que está por trás desse ditado é a concepção de que remediar (consertar, corrigir) é bem mais árduo e trabalhoso do que não deixar acontecer um problema. É um conversado que ensina a ser prudente.

25. Não cutuque a onça com vara curta.

Significado: essa advertência é extremamente valiosa. "Cutucar a onça com vara curta" é arriscadíssimo, já que a gente se expõe ao golpe do extenso felino. Dá para comparar com várias situações da nossa vida.

26. Nem tudo que reluz é ouro.

Significado: este ditado é primo daquele que diz que "as aparências enganam", ou mesmo do que fala: "Por fora, bela viola. Por dentro, pão bolorento".

Aceitação: os ditados conhecidos para se conformar

Todo mundo pesquisa por uma vida melhor, todavia pelo meio do percurso existe sempre momentos em que a coisa pode não prosseguir exatamente como se queria. Nessa hora, vale utilizar um dos seguintes ditados:

27. Cavalo dado não se olha os dentes.

Significado: os dentes do cavalo acusam a sua idade, interferindo no seu valor. Portanto, este ditado usa o comércio de cavalos para afirmar que não devemos julgar os presentes recebidos.

28. Quem não tem cão caça com gato.

Significado: já ouviu a expressão "Se não tem tu, vai tu mesmo"? É mais ou menos por aí. A gente às vezes tem que se conformar com o que tem, ainda que isso não seja o ideal.

29. Quem pode pode; quem não pode se sacode.

Significado: usa-se essa expressão para se realizar referência a pessoas ricas. Estas "podem". Já quem não pode se sacode...

30. Um dia da caça, outro do caçador.

Significado: parte-se da concepção de que as coisas mudam. Hoje pode ser que você esteja por baixo. Todavia quem sabe amanhã você não pode dar a volta por cima?

31. Deus escreve certo por linhas tortas.

Significado: este ditado lembra outro: "Há males que vêm para o bem". Pode ser que o que está ocorrendo agora, apesar de não aparentar lá bastante bom, resulte em coisas ótimas. A mensagem é mais ou menos esta: entenda assistir o lado bom das coisas.

32. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Significado: este é o ditado de quem não gosta de vários riscos. Em vez de arriscar perder tudo, melhor garantir os ganhos que já tem.

33. O que não tem remédio remediado está.

Significado: ora, se algo não tem solução, para que padecer? É um ditado conformista. Porém bem realista.

34. Nada como um dia depois de o outro.

Significado: este conversado conhecido, bastante utilizado em muitas situações, é o mantra da pessoa que deseja consolar outra. É uma expressão prima daquela a que nos referimos acima: "Depois da tempestade, vem a bonança". Se hoje está ruim, amanhã vai ser melhor.

35. Antes tarde do que nunca.

Significado: outro ditado otimista. Para que reclamar que alguma coisa demorou para ocorrer? Pelo menos aconteceu.

Atenção: os ditados celebrados que te põem em alerta!

Quando alguém anda se “perdendo na vida” por más influências, também existem provérbios extremamente usados para dar aquele toque:

36. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Significado: segundo este ditado, uma pessoa esperta não necessita ouvir bastante para aprender o que se passa. Basta um detalhe, uma pequena fração.

37. Antes só do que mal acompanhado.

Significado: bastante gente usa este ditado como lema de vida. É uma advertência para pessoas que andam com más companhias.

38. Cada macaco no seu galho.

Significado: este ditado é utilizado por quem que está incomodado com outras pessoas. No geral, pessoas intrometidas.

39. À noite todos os gatos são pardos.

Significado: dá para interpretar essa expressão no sentido literal ou metafórico. Como conhecemos, na escuridão é duro diferenciar as coisas, ainda que tenham cores e jeitos diferenciados. Por isso, todos os gatos parecem possuir a mesma cor. Todavia podemos refletir em situações da vida em que, apesar das desigualdades, as particularidades são ignoradas.

40. De médico e de louco todo mundo tem um pouco.

Significado: somos individuo complexos. Temos nosso ladinho mais são, temos nosso ladinho mais biruta.

41. Diz-me com quem andas e eu te direi quem és.

Significado: parte-se do princípio de que somos semelhantes às pessoas com quem temos mais afinidade.

42. O costume faz o monge.

Significado: essa expressão é uma crítica ao juízo que se faz de alguém pelas aparências. O costume, no caso, é a roupa do monge.

43. Onde existe fumaça existe fogo.

Significado: muita usado no noticiário político, este provérbio convoca a atenção para as manifestações mais visíveis de um evento que ainda não foi desvendado. Embora não se tenha certeza absoluta de que algo está acontecendo (por exemplo, um caso de corrupção na política), podem-se visualizar certos indícios que sinalizam que isso de fato está ocorrendo.

44. Quem se variedade com porcos farelo come.

Significado: este ditado é primo do que diz "melhor só do que mal acompanhado" ou "diga-me com que andas que eu te direi que és".

45. Em boca fechada não entra mosquito.

Significado: essa expressão traduz uma concepção muita corrente que diz que, em várias ocasiões, é preferível manter o bico calado. O silêncio pode ser uma virtude.

Ditados conhecidos antigos, que estão na ponta da língua dos avós

Aqueles que a gente ouve mais em casa, no almoço de domingo… Coisas de família:

46. Quem canta seus males espanta.

Significado: já tentou? Tem gente que diz que é ótimo!

47. É dando que se recebe.

Significado: este ditado é uma ode à generosidade.

48. A voz do povo é a voz de Deus.

Significado: vem do latim Vox populi, vox Dei. Entretanto se nem todos pensamos igual, quem vai ser que representa a "voz divina"? A grande parte? Entretanto o que afirmar dos grupos minoritários? Este assunto dá pano pra manga.

49. Casa de ferreiro, espeto de pau.

Significado: seria de se aguardar que, em casa de ferreiro, os espetos fossem de ferro. Entretanto por algum mistério não mostrado os espetos são de pau. Você conhece alguém muita habilidoso em algo que não utiliza essa habilidade para si mesmo ou para as pessoas que vivem com ele?

50. Filho de peixe peixinho é.

Significado: existe acontecimentos em que isso é mesmo muita realidade. Todavia nem sempre. Filhos podem seguir rumos bem diferenciados daqueles trilhados pelos pais.

51. Quem ama o feio lindo lhe parece.

Significado: beleza é algo bastante subjetivo. O belo nem sempre é aquilo que atende aos padrões. No que diz respeito aos individuo humanos, uma pessoa tida feia pode se tranformar bela devido a inúmeras qualidades que tem.

52. Quem casa deseja casa.

Significado: a segunda "casa" representa todas as obrigações relacionadas à vida em família.

53. Saco vazio não para em pé.

Significado: trata-se de uma advertência: alimente-se bem!

54. Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha.

Significado: é um ditado meio grosseiro, entretanto a mensagem é clara: é necessário se calar e prestar atenção quando é a outra pessoa que está falando.

55. Não adianta chorar pelo leite derramado.

Significado: quando algo já foi e não tem mais remédio, não adianta mais se lamentar. Bola pra frente!

56. Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.

Significado: trata-se de uma advertência: quando existe ameaças emergente, melhor obter atenção. No caso, a referência às costas do jacaré tem a assistir com o fato dessa parte do corpo do animal ser mais rígida.

57. Realize o que eu digo, não realize o que eu faço.

Significado: diversas vezes recebemos conselhos de pessoas que não levam uma vida bastante virtuosa. Chamamos essas pessoas de hipócritas. E elas nos respondem com este provérbio.

58. Águas passadas não movem moinho.

Significado: este conversado conhecido se refere à concepção de que coisas que aconteceram no anterior já não interferem no presente. Será?

Os ditados conhecidos mais engraçados

Como os ditados são tradições orais transmitidas para as novas gerações ao longo do tempo, acabam por perecer alterações e são atualizados constantemente. Além disso, como o povo brasileiro é extremamente criativo, poucos provérbios foram modificando até se tornarem uma resposta engraçada ao original:

59. Quem ri por último ri melhor. (Quem ri por último não entendeu a piada).

60. O apressado come cru (e quente).

61. Os últimos vão ser os primeiros. (Os últimos serão… os desclassificados).

62. Quem aguarda sempre alcança. (Quem espera… fica de saco cheio).

63. Em terra de cego quem tem olho é soberano. (Em terra de cego quem tem olho é caolho).

64. Deus ajuda quem cedo madruga. (Quem cedo madruga fica com sono o dia inteiro).

65. A União faz a força (e também faz açúcar).

Gostou desse conteúdo? Experimente ler esse também: