Conheça as 10 moedas mais caras do mundo (Spoiler: dólar e euro não são as campeãs)


Talvez você imagine que as moedas mais caras do mundo sejam o dólar ou o euro, certo? Essas moedas são, sim, de alto preço, porém a realidade é que quando se trata das moedas mais caras do mundo, os países orientais estão no topo da lista.

Fizemos um ranking das moedas mais valorizadas do mundo, com preços correspondentes em dólar e real. Descubra quais são as moedas mais valiosas com a gente!

10. Dólar - USD

DÓLAR

Valor em real: 1 USD = 4.4741 BRL

Isso mesmo! A tão falada e conhecido moeda americana ocupa o último lugar da nossa catálogo, o que não quer dizer de forma alguma que essa é uma moeda de punhado preço, pelo antônimo. O dólar é a moeda mais utilizada e negociada do mundo, sendo por essa razão a mais avassaladora. Hoje em dia, o dólar também tem o título de moeda de reserva mundial, o que na prática quer dizer que com ela é provável realizar pagamentos em praticamente todos os países.

9. Franco Suíço - CHF

FRANCO SUÍÇO

Valor em dólar: 1 CHF = 1.04465 USD
Valor em real: 1 CHF = 4.67370 BRL

Em nono lugar está o franco suiço, moeda de um dos países mais ricos do mundo, popular pela segurança de seus bancos e por suas políticas monetárias rígidas. Essas condições atraem varios investidores a colocarem seu dinheiro na Suíça, o que contribui para o processo de valorização da moeda. O franco suíço é a moeda também do minúsculo país Liechtenstein.

8. Euro - EUR

EURO_DINHEIRO

Valor em dólar: 1 EUR = 1.11264 USD
Valor em real: 1 EUR = 4.97849 BRL

Claro que ele não poderia faltar aqui. O euro é a moeda da União Europeia e foi adotada pela primeira vez em 1999. O euro não foi usado por todo os países que fazem parte do bloco, entretanto pela vasto grande parte. 19 dos 27 países utilizam o usam como moeda oficial. O euro é a segunda moeda mais negociada no mercado mundial, perdendo somente para o dólar.

7. Dólar das Ilhas Cayman - KYD

Dólar das Ilhas Cayman - KYD

Valor em dólar: 1 KYD = 1.21950 USD
Valor em real: 1 KYD = 5.45549 BRL

As ilhas Cayman são famosas por suas lindas praias de água cristalina, isso a gente sabe. Todavia lá também encontramos dólares mais caros do que os americanos, você sabia? A moeda foi introduzida no país em 1972 para substituir o dólar jamaicano. As Ilhas Cayman são consideradas um paraíso fiscal, ou seja, livres de taxação. Por isso, o país atrai varios bancos e empresas que se interessam em estabelecer por lá os seus negócios, realizando com que os serviços financeiros (junto com o turismo) sejam o principal motor da economia nas ilhas.

6. Libra de Gibraltar - GIP

LIBRA DE GIBRALTAR

Valor em dólar: 1 GIP = 1.27963 USD
Valor em real: 1 GIP = 5.72694 BRL

Gibraltar, território pertencente ao Reino Unido, têm uma das moedas mais valorizadas do mundo. A libra de Gibraltar corresponde a um preço extremamente perto da libra esterlina. Em Gibraltar, a libra esterlina é muito aceita, mas no Reino Unido as libras de Gibraltar necessita ser trocadas.

5. Libra Esterlina - GBP

LIBRA ESTERLINA - GBP

Valor em dólar: 1 GBP = 1.28012 USD
Valor em real: 1 GBP = 5.72756 BRL

O império britânico dominou extensa parte do mundo e muitas vezes a libra esterlina chegou a ser adotada também pelos territórios conquistados, junto com as moedas lugares. A libra esterlina é uma das moedas mais antigas do mundo, utilizada no Reino Unido pela primeira vez em 1489. Quando o euro foi implantado na União Europeia, a Inglaterra decidiu manter a libra esterlina como sua moeda oficial, o que foi uma decisão extremamente controversa. Mesmo assim, a moeda manteve sua força. Com o Brexit, a moeda entrou em uma fase de instabilidade.

Veja também as moedas mais raras e valiosas do Brasil

quatro. Dinar Jordaniano - JOD

Dinar Jordaniano

Valor em dólar: 1 JOD = 1.41044 USD
Valor em real: 1 JOD = 6.31035 BRL

A Jordânia é uma país que faz fronteira com Israel, Iraque, a Síria e Arábia Saudita. O país é composto de belezas, curiosidades e surpresas, como o alto preço da sua moeda. Pode aparentar árduo aprender o poder do dinar jordaniano, já que a economia da Jordânia não é tão poderoso e nem o seu nível de exportação tão alto. O país não compartilha de funcionalidades como o petróleo, que é abundante nos países vizinhos. Entretanto o fato dessa moeda ser atrelada ao dólar ajudou a transformá-la em uma das moedas mais poderosos do mundo.

3. Rial Omã - OMR

RIAL OMAN

Valor em dólar: 1 OMR = 2.60078 USD
Valor em real: 1 OMR = 11.6366 BRL

O rial omã foi determinado em Omã em 1973 após de uma alteração no regime político do país. A atual moeda veio substituir o saidi rial e passou a ser atrelada ao dólar em 1986. Seu preço se dá em recurso das exportações de petróleo e a moeda é subdividida em unidades menores (1/1000) chamadas de baisa. O poder de compra da moeda é muito alto, tanto que o governo emite notas de ½ e ¼ rial.

2. Dinar do Bahrein - BHD

DINAR DO BAHREIN

Valor em dólar: 1 BHD = 2.65957 USD
Valor em real: 1 BHD = 11.8990 BRL

Você quem sabe nunca nem tenha ouvido conversar do Barém, entretanto ele é o dono de uma das moedas mais caras do mundo! O país é muita pequeno e fica no Golfo Pérsico, perto a Arábia Saudita. A moeda é usada somente no país e seu câmbio também é atrelado ao dólar. O preço da moeda se dá também em funcionalidade da produção de petróleo no país. Uma curiosidade curiosa é que as cédulas do dinar do Bahrein, assim como dinar jordaniano e rial omã mostram inscrições tanto em árabe quanto em inglês.

1.Dinar Kuwaitiano - KWD

DINAR KWAITIANO

Valor em dólar: 1 KWD = 3.26500 USD
Valor em real: 1 KWD = 14.6091 BRL

Quem diria que um país pequenininho do Oriente Médio, ali na esquina acesse o Iraque e a Arábia Saudita possuiria a moeda mais cara do mundo? Pois é, assim como no caso passado, graças a produção e exportação de petróleo do país, o Kuwait têm uma moeda muitíssimo valorizada. A moeda foi introduzida no país em 1961 em substituição a rupia do golfo, e inicialmente tinha o mesmo preço que a libra esterlina. Hoje, 1 dinar kuwaitiano corresponde a mais de 14 reais! Cancelando a viagem para o Kuwait em 3, 2, 1…

Gostou? Conheça também: